quarta-feira, 7 de julho de 2010

Eu posso Cantar

A voz faz parte do nosso corpo e qualquer coisa que nos afeta fisicamente, também afetará a nossa voz. Por exemplo: sedentarismo, insônia, cansaço e má alimentação - especialmente bebidas geladas. Algumas dicas práticas são: tomar bastante água para hidratar o corpo e lubrificar as pregas vocais; evitar extremos de temperatura de alimentos - muito frio ou quente; não abusar de açúcar, refrigerantes e frituras, pois criam uma secreção mais grossa e as pregas vocais ficam mais pesadas para vibrarem, provocando os famosos pigarros, que é um mecanismo de defesa para que essa secreção pesada saia do trato vocal; evitar sal em excesso, pois resseca a voz; e fazer exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal - cantar "frio" pode cansar rapidamente sua voz. Atenção: se você sentir algum tipo de desconforto ao cantar, não use "sprays", balas de gengibre, menta, canela, nem o sal, que são anestésicos. Senti a dor ou desconforto na hora de cantar é a forma que seu corpo encontrou para avisar que está na hora de parar ou que está sendo praticada de forma inadequada.
Para quem gostam, essas são dicas básicas para cantar, os cuidados e higiene vocal fazem parte da rotina diária de um bom cantor.
Existem outros pontos importantes para o canto como a respiração, coordenação Peneumofonoarticulatória que se trata de coordenar o ar que sai dos pulmões com a voz e a articulação das palavras gerando um equilíbrio para melhor clareza e qualidade vocal. Esses pontos importantes servem não só para quem canta, mas para todo profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho. Para avaliação é necessário ser feito por um profissional da voz "Fonoaudiólogo", pois se necessário, o Fonoaudiólogo buscará elaborar exercícios adequados ao determinado problema encontrado na avaliação que varia de pessoa para pessoa. Esses exercícios feitos de forma inadequada pode gerar efeito contrário a saúde da voz por isso não pode ser igual para todos nem tente fazer sem acompanhamento.
Embora essas dicas sejam práticas e muito úteis, se você deseja obter melhores resultados como cantor ou cantora, até mesmo se profissionalizando, é muito importante buscar ajuda profissional. O Fonoaudiólogo pode ajudar muito as pessoas que desejam cantar. Lembre-se que a voz é um instrumento e requer estudo e preparação. Busque modelos ou referenciais de vozes e estilos musicais que você pretende seguir. também deve-se pensar que o cantor tem a sensibilidade da música, algo que já vem com ele, um dom de Deus e para isso não existe profissional que te dê esse dom a não ser o próprio Deus. Todo mundo pode cantar, mas nem todo mundo tem o dom do canto. É necessário que sejamos humildes para reconhecer nossos limites e também quais são os dons que Deus nos deu. Quando tratamos de arte, lidamos com pessoas extremamente sensíveis e precisamos praticar o que a Bíblia diz: "falar a verdade em amor". Não favorecemos ninguém quando como líderes ou até mesmo amigo de caminhada, fingimos que alguém canta bem apenas para não decepcioná-lo.
Precisamos ter sensibilidade como cantores, utilizando e aperfeiçoando o nosso dom, bem como ajudando cada pessoa a descobrir seus talentos e dons para a edificação do Corpo e Espírito.

Mariana Nicoloff
(comunidade Chama)

Um comentário:

  1. Oi! Amei tudooooo! Amo cantar!
    Seguindo...
    Espero sua visita e se gostar siga!
    Bjsss pink

    http://princesas-pink.blogspot.com/

    ResponderExcluir